A gestão escolar é uma das atividades mais importante dentro de uma instituição. O papel de gestor não é uma tarefa fácil, quando se trata de trabalhar com relações humanas e gestão financeira.
Para compreender a gestão escolar como um todo, deve se ter uma postura crítica, neste sentido torna-se necessário realizar uma reflexão sobre as contradições postas por essa perspectiva à luz da concepção de gestão escolar de caráter gerencial. Uma vez que, a escola privada tem sua gestão escolar, um pouco diferenciada das instituições publicas.
Durante este Estágio de Gestão III, pude compreender o funcionamento do regimento interno de uma instituição privada. Compreendi ainda como o gestor lida com as diversas situações do dia-a-dia, dentro do espaço escolar. Para isso, foi feita uma entrevista com a gestora, além de observação dos espaços físicos da instituição e análise do projeto político pedagógico.
Apesar de nos dias atuais a grande parte das instituições privadas a gestão estarem mais focadas a expansão e obtenção de lucro, porém, a instituição observada apresentar ter uma visão humanística, voltada a formação educacional. A gestão preocupa se com questões sociais, ambientais e didáticas que foram confirmadas durante a entrevista com a gestora, bem como, na fundamentação do currículo da instituição.
Atento me, a uma frase que já ouvi por diversos educadores que diz; “a gestão é a cara da escola”, reflito diante dessa frase o quanto é importante o papel do gestor na instituição, se faz uma boa gestão a escola é organizada, se faz uma má gestão, tudo vai mal do financeiro ao pedagógico. Diante disso posso afirmar que o gestor é o cérebro da instituição o que torna muito mais responsável seu papel dentro da escola, onde entra em questão, caráter, ética e profissionalismo.
Este blog será usado como portfólio da turma do 5º semestre de pedagogia(Saberes e fazeres da/na docência) da Universidade do Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, que consta trabalhos, das diversas disciplinas do semestre, são elas; Líng. Port., Matemática, Edu. Inf. III, Org. da Edu. Bras. e Leg. II, Est. Curr. Sup. na Edu. Inf. II, Tecnologias da Informação e Comunicação e o Contexto Escolar, Seminário de Orientação II e Est. Curr. Sup. em Gestão Educacional III.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário