sexta-feira, 8 de julho de 2011

Relatório do Estágio Curricular de Gestão III Considerações Finais Acadêmica: Karlene Maurina

Concluo que ao gestor ou diretor da escola, cabe planejar, coordenar, controlar e avaliar os processos e atividades que se desenvolvem na escola, verificando os resultados alcançados. Para tanto, é necessário ter a habilidade de integrar e motivar toda a equipe para garantir o êxito de tais processos. Realizar este estágio de gestão escolar é uma boa oportunidade, para nos futuros pedagogos, é sempre muito prazeroso observar e aprender com a observação. É através do estágio que temos contato com a nossa futura realidade. É muito importante poder vivenciar e observar o dia a dia da instituição, visto que neste estágio focalizando a parte administrativa. Administrar uma instituição escolar não é tarefa fácil, pois se devem levar em consideração todos os aspectos sejam eles físicos ou sociais. Com a observação na administração escolar pude vivenciar, me aproximar da realidade e problematizar alguns aspectos da profissão seja como docente, seja como gestor, assim contribuindo para a minha futura profissão. É necessário, conceber o diretor da instituição escolar como um líder cooperativo, que consegue aglutinar os desejos e expectativas da comunidade escolar e articula a adesão e a participação de todos os segmentos da escola na gestão em um projeto comum. Passa a ser o dirigente que tem uma visão de conjunto e uma atuação que agrega a escola em seus aspectos pedagógicos, financeiros e culturais, não se limitando apenas a questões administrativas. Em razão disso, a escolha do diretor requer muita responsabilidade da comunidade escolar (LIBÂNEO, 2003). Concluo então que a equipe gestora deve ser democrática em suas ações, opinar e propor medidas que visem ao aprimoramento dos trabalhos escolares, ao sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimento de todos na escola. A instituição a qual realizamos o estágio deve repensar o modo que tratam a gestão hoje, devem partir do principio de que ser gestor é ser um líder, o qual deve dar suporte para os demais funcionários, seja para resolver problemas ou para realizar projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário