quarta-feira, 6 de julho de 2011

ANÁLISE CRÍTICA/REFLEXIVA SOBRE LETRAMENTO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA







ANA LÚCIA DE ALMEIDA
EDNA DA SILVA
RENATA APARECIDA SILVA DOS SANTOS







ANÁLISE CRÍTICA/REFLEXIVA SOBRE LETRAMENTO


Prof. Drª: Leandra Inês Seganfredo Santos








SINOP-MT
2011/1
INTRODUÇÃO

Atualmente as transformações políticas, sócio-históricas e culturais têm provocado o surgimento ou alteração dos diversos conceitos e termos existentes, portanto, os conceitos de alfabetização e letramento também têm sido alterados em função dessas mudanças.
Antes o conceito de alfabetização poderia ser entendido como o ato de codificar ou decodificar signos e o conceito de letramento como o uso significativo, ou seja, que vai além da codificação e decodificação, o individuo letrado já se torna capaz de compreender o que está escrito, porém, essas definições já não são suficientes e não suprem as necessidades e expectativas a cerca desses conceitos.
Nesse sentido, Tfouni nos coloca que “[...] a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de uma sociedade”. (1995, p. 20).
No entanto, a definição mais difundida atualmente é a apresentada por Soares:

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos (In Ribeiro, 2003, p. 91).


Como forma de identificarmos como tem sido as práticas de letramento dos alunos e suas famílias foi aplicado um questionário sobre as práticas e eventos de letramento que costumam realizar. O questionário foi aplicado a 29 pessoas com idades entre 06 e 70 anos.
A análise foi feita com base nos dados que foram coletados pelos acadêmicos do 5º semestre de Pedagogia. A partir dos dados coletados observamos as variedades e a frequência com que as pessoas costumam realizar as práticas de letramento no seu dia-a-dia entre outras. A análise está dividida por faixa etária as quais são: 06 à 10 anos, 11 à 20 anos, 21 à 30 anos, 31 à 40 anos, 41 à 50 anos, 51 à 60 anos e 61 à 70 anos.
Para cada faixa etária foi feita uma breve análise das práticas de letramento e eventos mais realizados pelos entrevistados.


1. ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS

1.1 DE 06 À 10 ANOS (incluso as atividades que a família realiza)

ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER:

Entre as atividades realizadas as que mais se destacam são:
Escrever cartas para amigos e familiares – 4
Ler correspondência impressa que chega em casa – 5
Verificar a data de vencimento dos produtos que compra – 5
Comparar preços de produtos antes de comprar – 6
Fazer compras a prazo com crediário – 6
Pagar contas em bancos ou casas lotéricas – 4
Ler bula de remédios – 5
Copiar ou anotar receitas – 5

As atividades que menos foram citadas são:
Consultar catálogos telefônicos – 2
Fazer lista de coisas que precisa fazer – 3
Usar agenda para marcar compromissos – 2
Deixar bilhetes com recados para alguém de casa – 2
Ler cartas de amigos e familiares – 2
Procurar ofertas em folhetos e jornais – 2
Fazer depósitos ou saques em caixa eletrônico – 2
Ler manuais para instalar aparelhos domésticos – 2
Copiar ou anotar letras de músicas – 2
Escrever poesias ou histórias – 1
Escrever diário – 2

MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA

Os materiais que mais tem em casa são:
Álbuns de fotografia – 9
Bíblia ou livros religiosos – 9
Cartilhas ou livros escolares – 8
Dicionário – 4
Enciclopédias – 5
Folhinha de calendários – 9
Catálogos e listas telefônicas – 5
Livros de receitas – 4
Livros de literatura – 6
Livros didáticos ou apostilas escolares – 5
Livros infantis – 8
Manuais de instrução – 6
Revistas – 5

Os materiais que poucos possuem em casa são:
Livros ou folhetos e literatura de cordel – 2
Folhetos de movimentos sociais, política e religião – 2
Guia de rua e serviços – 2
Jornais – 3
Livros técnicos ou especializados – 3
Outros

ATIVIDADES NO COMPUTADOR

Atividades que mais costumam realizar no computador :
Consultar e pesquisar – 4
Comprar pela internet – 9
Navegar por diversos sites – 4

Atividades que menos fazem no computador:
Escrever textos, relatórios e outros – 2
Escrever trabalhos escolares – 3
Organizar agenda ou lista de tarefas – 1
Digitar dados ou informações – 3
Elaborar planilhas, montar bancos de dados – 1
Enviar e receber e-mails – 1
Copiar músicas em Cd ou arquivos eletrônicos – 3
Entrar em sites de bate-papo e discussões – 2

Atividades que não realizam:
Jogar ou desenhar
Montar páginas, fazer programas de computador.
Fazer cursos à distância
Pagar contas e movimentar contas bancárias

FREQUÊNCIA QUE REALIZA ATIVIDADE

Ir ao cinema
Às vezes – 2
Raramente – 1
Nunca – 5
Não respondeu – 2
Ir ao teatro
Às vezes – 1
Raramente – 1
Nunca – 6
Não respondeu – 2
Ir a shows de música ou dança
Raramente – 4
Nunca – 4
Não respondeu – 2
Ouvir noticiário no rádio
Frequentemente – 2
Às vezes – 4
Nunca – 3
Não respondeu – 1
Ouvir outros programas no rádio
Frequentemente – 1
Às vezes – 2
Raramente – 2
Nunca – 4
Não respondeu – 1
Assistir a vídeos e DVD em casa
Frequentemente – 6
Às vezes – 1
Raramente – 2
Não respondeu – 1
Assistir a noticiários na TV
Frequentemente – 7
Às vezes – 1
Raramente – 1
Não respondeu – 1
Assistir a filmes na TV
Frequentemente – 6
Raramente – 2
Às vezes – 1
Não respondeu – 1
Assistir a outros programas na TV
Frequentemente – 5
Às vezes – 2
Raramente – 1
Nunca – 2
Ir a museus ou exposições de arte
Raramente – 1
Nunca – 9

Com base nos dados coletados pode-se verificar que as práticas de letramentos que as crianças de 06 à 10 anos (incluindo seus familiares) costumam realizar são atividades de leitura e escrita relacionadas ao seu dia-a-dia como por exemplo: checar datas de vencimento de produtos, porém, outras atividades como procurar ofertas em jornais e folhetos não são tão presentes nas atividades rotineiras.
Embora esse grupo possua vários materiais que façam com que realizem diversas práticas de letramento, percebe-se que muitas dessas atividades estão ligadas ao contexto escolar, já quanto ao uso do computador a atividade que mais se destacou foi a de realizar compras pela internet o que nos leva a entender que seja uma atividade realizada por adultos.
No que diz respeito às atividades culturais que costumam participar a maioria assumiu que não tem esse hábito. Com isso podemos dizer que há possibilidades de sofrerem influências socioeconômicas, pois, as atividades como teatro ou exposições acaba atraindo um público seleto (sentido social), já as atividades que envolvem assistir TV ou filmes na TV a maioria realiza devido ser uma tecnologia midiática mais acessível.


1.2 DE 11 À 20 ANOS (incluso as atividades que a família realiza)

ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER:

Entre as atividades realizadas as que mais se destacam são:
Consultar catálogo telefônico – 4
Usar agenda para marcar compromissos – 4
Deixar bilhetes para alguém de casa – 4
Fazer lista de compras – 5
Procurar ofertas em folhetos ou jornais – 4
Verificar a data de vencimento dos produtos que compra – 5
Comparar preços de produtos antes de comprar – 5
Escrever cartas para amigos e familiares – 4
Copiar ou anotar receitas – 4

As atividades que menos foram citadas são:
Consultar guia de rua - 1
Fazer lista de coisas que precisa fazer – 2
Escrever cartas para amigos ou familiares - 2
Ler cartas de amigos e familiares – 2
Ler correspondências impressas que chegam em casa – 3
Fazer contas a prazo no crediário – 3
Pagar contas em bancos ou em casas lotéricas - 3
Fazer depósitos ou saques em caixa eletrônico – 3
Ler manuais para instalar aparelhos domésticos – 2
Reclamar por escrito produtos/ serviços que adquiriu – 1
Ler bulas de remédios - 2
Copiar ou anotar letras de músicas – 3
Escrever poesias, histórias ou música – 2
Escrever diário

Atividades que não realizam:
Escrever diário

MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA

Os materiais que mais tem em casa são:
Álbuns de fotografia – 4
Bíblia ou livros religiosos – 5
Cartilhas ou livros escolares – 5
Dicionário – 4
Enciclopédias – 4
Folhinha de calendários – 5
Catálogos e listas telefônicas – 4
Livros de receitas – 4
Livros de literatura – 4
Livros didáticos ou apostilas escolares – 4
Livros infantis – 5
Livros técnicos ou especializados - 4
Manuais de instrução – 4

Os materiais que poucos possuem em casa são:
Livros ou folhetos e literatura de cordel – 1
Folhetos de movimentos sociais, política e religião – 3
Guia de rua e serviços – 3
Jornais – 3
Revistas - 3
Outros

ATIVIDADES NO COMPUTADOR

Atividades que mais costumam realizar no computador :
Escrever trabalhos escolares - 4
Consultar e pesquisar – 4
Jogar ou desenhar - 4

Atividades que menos fazem no computador:
Escrever textos, relatórios e outros – 2
Organizar agenda ou lista de tarefas – 2
Digitar dados ou informações – 1
Elaborar planilhas, montar bancos de dados – 1
Montar páginas e fazer programas de computador – 1
Pagar contas e movimentar contas bancárias - 1
Enviar e receber e-mails – 3
Comprar pela internet – 3
Navegar por diversos sites – 3
Copiar músicas em Cd ou arquivos eletrônicos – 3
Entrar em sites de bate-papo e discussões – 1

Atividade que não realizam:
Fazer cursos à distância

FREQUÊNCIA QUE REALIZA ATIVIDADE

Ir ao cinema
Raramente – 4
Nunca - 1
Ir ao teatro
Frequentemente –
Nunca – 4
Não respondeu - 1
Ir a shows de música ou dança
Às vezes – 1
Raramente – 4
Ouvir noticiário no rádio
Frequentemente – 3
Às vezes – 1
Nunca – 1
Ouvir outros programas no rádio
Frequentemente – 3
Às vezes – 2
Assistir a vídeos e Dvd em casa
Frequentemente – 2
Às vezes – 3
Assistir a noticiários na TV
Frequentemente – 2
Às vezes – 2
Raramente –1
Assistir a filmes na TV
Frequentemente – 2
Raramente – 2
Às vezes – 1
Assistir a outros programas na TV
Frequentemente – 5
Ir a museus ou exposições de arte
Nunca – 5

De acordo com os dados coletados as crianças entre 11 e 20 anos (incluindo seus familiares) as atividades que costumam fazer demonstraram a partir do questionário que o nível de letramento é maior, pois, através das atividades que mais se destacaram percebeu-se que estas implicam mais responsabilidade, por exemplo: uso de agenda.
Um fator que também nos chama a atenção é dos materiais que possuem em casa. Este grupo afirmou possuir vários itens que colaboram para as práticas de letramento tanto no âmbito escolar quanto de trabalho. As atividades que realizam no computador também são relacionadas ao contexto escolar ou de diversão.
A frequencia que realizam atividades culturais é semelhante ao grupo anterior e as atividades que envolvem TV ou rádio demonstram ser mais presentes no dia-a-dia dessas pessoas.

1.3 DE 21 À 30 ANOS (incluso as atividades que a família realiza)

ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER:

As atividades realizadas são:
Procurar ofertas em folhetos ou jornais – 1
Ler manuais para instalar aparelhos domésticos - 1
Copiar ou anotar receitas – 2

Atividades que não realizam:
Consultar catálogos telefônico
Consultar guia de rua
Fazer lista de coisas que precisa fazer
Usar agenda para marcar compromissos
Deixar bilhetes para alguém de casa
Escrever cartas para amigos ou familiares
Ler correspondências impressas que chegam em casa
Fazer lista de compras
Verificar a data de vencimento dos produtos que compra
Comparar os preços dos produtos antes de comprar
Fazer compras a prazo no crediário
Pagar contas nos bancos ou casas lotéricas
Fazer depósitos ou saques em caixa eletrônico
Reclamar por escrito produtos/ serviços adquiridos
Ler bula de remédios
Copiar ou anotar letras de músicas
Escrever poesias, histórias ou músicas
Escrever diário

MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA
Os materiais que mais tem em casa são:
Álbuns de fotografia – 1
Bíblia ou livros religiosos – 1
Cartilhas ou livros escolares – 1
Livros ou folhetos de literatura de cordel – 1
Dicionário – 1
Folhetos de movimentos sociais, política ou religião - 1
Folhinha de calendários – 2
Catálogos e listas telefônicas – 1
Livros didáticos ou apostilas escolares – 1
Livros infantis – 1
Livros técnicos ou especializados - 1
Outros - 1

Os materiais que não possuem em casa são:
Enciclopédia
Guia de rua e serviços
Jornais
Livros de receitas
Livros de literatura
Manuais de instrução
Revistas

ATIVIDADES NO COMPUTADOR

Atividades que mais costumam realizar no computador :
Escrever textos, relatórios e outros – 1
Escrever trabalhos escolares - 1
Consultar e pesquisar – 1
Fazer cursos à distância – 1
Enviar e receber e-mails – 2
Navegar por diversos sites – 1
Entrar em sites de bate-papo e discussão – 1

Atividades que não fazem no computador:
Organizar agenda ou lista de tarefas
Digitar dados ou informações
Elaborar planilhas, montar bancos de dados
Montar páginas e fazer programas de computador
Pagar contas e movimentar contas bancárias
Comprar pela internet
Jogar ou desenhar
Copiar músicas em Cd ou arquivos eletrônicos
Entrar em sites de bate-papo e discussões – 1

FREQUÊNCIA QUE REALIZA ATIVIDADE

Ir ao cinema
Raramente – 2
Ir ao teatro
Nunca – 2
Ir a shows de música ou dança
Às vezes – 1
Raramente – 1
Ouvir noticiário no rádio
Raramente – 2
Ouvir outros programas no rádio
Frequentemente – 2
Assistir a vídeos e Dvd em casa
Frequentemente – 2
Assistir a noticiários na TV
Frequentemente – 1
Às vezes – 1
Assistir a filmes na TV
Frequentemente – 1
Nunca – 1
Assistir a outros programas na TV
Nunca – 2
Ir a museus ou exposições de arte
Nunca – 2

As práticas de letramentos realizadas pelas pessoas dessa faixa etária demonstram ser reduzidas comparadas às anteriores, pois, tanto nas atividades que costumam realizar quanto a frequência que realizam as atividades apresentaram índices baixos. No entanto, já executam mais atividades no computador e como se pode observar essas atividades são voltadas a atividades escolares/faculdade.

1.4 DE 31 À 40 ANOS (incluso as atividades que a família realiza)

ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER:

Entre as atividades realizadas as que mais se destacam são:
Deixar bilhetes com recados para alguém de casa – 3
Ler correspondências impressas que chegam em casa – 4
Fazer lista de compras – 4
Procurar ofertas em folhetos ou jornais – 4
Verificar a data de vencimento dos produtos que compra – 4
Comparar os preços dos produtos antes de comprar – 5
Fazer compras a prazo no crediário – 3
Pagar contas em bancos ou em casas lotéricas – 4
Fazer depósitos ou saques em caixa eletrônico – 4
Ler manuais para instalar aparelhos domésticos – 3
Ler bula de remédios - 4

Atividades que menos foram citadas:
Consultar catálogos telefônico - 2
Consultar guia de rua - 1
Fazer lista de coisas que precisa fazer - 1
Usar agenda para marcar compromissos - 1
Reclamar por escrito produtos/ serviços adquiridos - 1
Copiar ou anotar receitas – 1
Copiar ou anotar letras de músicas - 2
Escrever poesias, histórias ou músicas – 1

Atividades que não realizam:
Escrever cartas para amigos e familiares
Escrever diário

MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA

Os materiais que mais tem em casa são:
Álbuns de fotografia – 5
Bíblia ou livros religiosos – 5
Cartilhas ou livros escolares – 4
Dicionário – 4
Enciclopédia - 3
Folhetos de movimentos sociais, política ou religião - 3
Folhinha de calendários – 5
Catálogos e listas telefônicas – 4
Jornais - 3
Livros didáticos ou apostilas escolares – 3
Livros infantis – 3
Manuais de instrução – 4
Revistas - 5

Os materiais que menos possuem em casa são:
Livros ou folhetos de literatura de cordel - 1
Guia de rua e serviços - 2
Livros de receitas - 2
Livros de literatura – 1
Livros técnicos ou especializados – 2

Material que não foi citado:
Outros

ATIVIDADES NO COMPUTADOR

Atividades que costumam realizar no computador :
Escrever textos, relatórios e outros – 2 - ( 3 não responderam)
Escrever trabalhos escolares – 1 - (4 não responderam)
Organizar agenda ou lista de tarefas – 1 - (4 não responderam)
Digitar dados ou informações – 2 – (3 não responderam)
Elaborar planilhas, montar bancos de dados – 2 – (3 não responderam)
Consultar e pesquisar – 2 - (3 não responderam)
Montar páginas e fazer programas de computador – 1 – (4 não responderam)
Fazer cursos à distância – 1 - (4 não responderam)
Pagar contas e movimentar contas bancárias – 2 - (3 não responderam)
Enviar e receber e-mails – 2 - (3 não responderam)
Comprar pela internet – 2 - (3 não responderam)
Jogar ou desenhar – 2 - (3 não responderam)
Navegar por diversos sites – 2 - (3 não responderam)
Copiar músicas em Cd ou arquivos eletrônicos - 2 - (3 não responderam)
Entrar em sites de bate-papo e discussão – 2 - (3 não responderam)

FREQUÊNCIA QUE REALIZA ATIVIDADE

Ir ao cinema
Às vezes - 2
Nunca – 1
Não responderam – 2
Ir ao teatro
Às vezes – 1
Nunca – 2
Não responderam – 2
Ir a shows de música ou dança
Frequentemente - 2
Nunca – 1
Não responderam – 2
Ouvir noticiário no rádio
Frequentemente – 2
Raramente – 2
Não respondeu - 1
Ouvir outros programas no rádio
Frequentemente – 2
Raramente – 2
Não respondeu - 1
Assistir a vídeos e Dvd em casa
Frequentemente – 2
Nunca – 2
Não respondeu - 1
Assistir a noticiários na TV
Frequentemente – 3
Nunca – 1
Não respondeu - 1
Assistir a filmes na TV
Frequentemente – 1
Às vezes – 2
Raramente – 1
Não respondeu – 1
Assistir a outros programas na TV
Frequentemente – 3
Às vezes – 1
Não respondeu – 1
Ir a museus ou exposições de arte
Nunca – 4
Não respondeu – 1

O que podemos observar é que nesse grupo as atividades que costumam realizar envolvem práticas de letramento que exigem mais responsabilidades das pessoas, tendo em vista, o contexto familiar, porém, o nível de letramento relacionado a essas atividades é mais amplo. Vimos, também, que essas pessoas possuem diversos materiais que auxiliam e/ou colaboram para que essas práticas de letramentos sejam desenvolvidas no cotidiano.
Já as atividades relacionadas ao computador poucas pessoas apresentaram domínio sobre elas e do mesmo modo a frequencia das atividades culturais diminuíram, porém, as atividades como assistir TV, ouvir programas de rádio, entre outras, aumentaram, demonstrando que esses meios de comunicação são o que elas tem mais contato, embora, isso não signifique que as suas atividades se restrinjam somente a essas.


1.5 DE 41 À 50 ANOS (incluso as atividades que a família realiza)

ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER:

Entre as atividades realizadas as que mais se destacam são:
Consultar catálogo telefônico – 1
Fazer lista de coisas que precisa fazer – 1
Usar agenda para marcar compromissos – 1
Deixar bilhetes para alguém de casa – 1
Ler correspondências impressas que chegam em casa – 1
Fazer lista de compras – 1
Procurar ofertas em folhetos ou jornais – 1
Verificar a data de vencimento dos produtos que compra – 1
Comparar preços de produtos antes de comprar – 1
Fazer compras no crediário – 1
Pagar contas em bancos ou em casas lotéricas – 1
Fazer depósitos ou saques em caixa eletrônico – 1
Ler manuais para instalar aparelhos domésticos – 1
Ler bulas de remédios – 1
Copiar ou anotar receitas – 1

As atividades que não realiza:
Consultar guia de rua
Escrever cartas para amigos ou familiares
Ler cartas de amigos e familiares
Reclamar por escrito produtos/ serviços adquiridos
Copiar ou anotar letras de músicas
Escrever poesias, histórias e música
Escrever diário

MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA

Os materiais que mais tem em casa são:
Álbuns de fotografia – 1
Bíblia ou livros religiosos – 1
Cartilhas ou livros escolares – 1
Livros ou folhetos e literatura de cordel – 1
Dicionário – 1
Folhetos de movimentos sociais, política e religião – 1
Folhinha de calendários – 1
Guia de rua e serviços – 1
Catálogos e listas telefônicas – 1
Jornais – 1
Livros de receitas – 1
Livros de literatura – 1
Livros didáticos ou apostilas escolares – 1
Livros infantis – 1

Os materiais que menos possui em casa é:
Enciclopédia
Livros técnicos ou especializados
Manuais de instrução
Jornais
Revistas
Outros


ATIVIDADES NO COMPUTADOR

Atividades que mais costuma realizar no computador :
Escrever textos, relatórios e outros – 1
Escrever trabalhos escolares – 1
Organizar agenda ou lista de tarefas – 1
Digitar dados ou informações – 1
Elaborar planilhas, montar bancos de dados – 1
Consultar e pesquisar – 1
Fazer cursos à distância – 1
Enviar e receber e-mails – 1
Navegar por diversos sites – 1

Atividade que não realiza:
Montar páginas e fazer programas de computador
Pagar contas e movimentar contas bancárias
Comprar pela internet
Jogar ou desenhar
Copiar músicas em Cd ou arquivos eletrônicos
Entrar em sites de bate-papo e discussões

FREQUÊNCIA QUE REALIZA ATIVIDADE

Ir ao cinema
Raramente – 1
Ir ao teatro
Nunca – 1
Ir a shows de música ou dança
Raramente – 1
Ouvir noticiário no rádio
Frequentemente – 1
Ouvir outros programas no rádio
Frequentemente – 1
Assistir a vídeos e Dvd em casa
Às vezes – 1
Assistir a noticiários na TV
Frequentemente – 1
Assistir a filmes na TV
Frequentemente – 1
Assistir a outros programas na TV
Às vezes – 1
Ir a museus ou exposições de arte
Nunca – 1

As atividades de letramento que essa pessoa desenvolve são diversificadas o que nos leva a acreditar que as atividades que essa pessoa precisa desenvolver no seu dia-a-dia requer um pouco mais de conhecimento sobre diferentes áreas.

1.6 DE 51 À 60 ANOS (incluso as atividades que a família realiza)

ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER:

Entre as atividades realizadas as que mais se destacam são:
Consultar catálogo telefônico – 1
Consultar guia de rua - 1
Fazer lista de coisas que precisa fazer – 2
Usar agenda para marcar compromissos – 1
Deixar bilhetes para alguém de casa – 2
Escrever cartas para amigos ou familiares – 1
Ler cartas de amigos e familiares – 1
Ler correspondências impressas que chegam em casa – 3
Fazer lista de compras – 3
Procurar ofertas em folhetos ou jornais – 2
Verificar a data de vencimento dos produtos que compra – 3
Comparar preços de produtos antes de comprar – 3
Fazer compras no crediário – 1
Pagar contas em bancos ou em casas lotéricas – 3
Fazer depósitos ou saques em caixa eletrônico – 1
Ler manuais para instalar aparelhos domésticos – 1
Ler bulas de remédios – 1
Copiar ou anotar receitas – 2

As atividades que não realiza:
Reclamar por escrito produtos/ serviços adquiridos
Copiar ou anotar letras de músicas
Escrever poesias, histórias e música
Escrever diário

MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA

Os materiais que mais tem em casa são:
Álbuns de fotografia – 3
Bíblia ou livros religiosos – 2
Cartilhas ou livros escolares – 3
Livros ou folhetos e literatura de cordel – 2
Dicionário – 3
Folhetos de movimentos sociais, política e religião – 2
Folhinha de calendários – 4
Guia de rua e serviços – 1
Catálogos e listas telefônicas – 1
Jornais – 1
Livros de receitas – 2
Livros de literatura – 2
Livros didáticos ou apostilas escolares – 2
Livros infantis – 1
Manuais de instrução – 1
Revistas – 3

Os materiais que não possuem em casa são:
Enciclopédia
Livros técnicos ou especializados
Outros

ATIVIDADES NO COMPUTADOR

Atividades que mais costuma realizar no computador :
Escrever trabalhos escolares – 1
Consultar e pesquisar – 1
Pagar contas e movimentar contas bancárias – 2
Enviar e receber e-mails – 2
Jogar ou desenhar – 2
Navegar por diversos sites – 1
Entrar em sites de bate-papo e discussões – 1

Atividade que não realiza:
Escrever textos, relatórios e outros
Organizar agenda ou lista de tarefas
Digitar dados ou informações
Elaborar planilhas, montar bancos de dados
Montar páginas e fazer programas de computador
Fazer cursos à distância
Comprar pela internet
Copiar músicas em Cd ou arquivos eletrônicos

FREQUÊNCIA QUE REALIZA ATIVIDADE

Ir ao cinema
Raramente – 1
Nunca – 3
Ir ao teatro
Nunca – 4
Ir a shows de música ou dança
Às vezes – 1
Nunca - 3
Ouvir noticiário no rádio
Frequentemente – 1
Às vezes – 2
Raramente – 1
Ouvir outros programas no rádio
Raramente – 1
Nunca – 2
Não respondeu – 1
Assistir a vídeos e Dvd em casa
Frequentemente - 1
Às vezes – 3
Assistir a noticiários na TV
Frequentemente – 1
Raramente – 1
Às vezes – 1
Nunca – 1
Assistir a filmes na TV
Frequentemente – 2
Às vezes – 2
Assistir a outros programas na TV
Frequentemente – 2
Às vezes – 1
Raramente – 1
Ir a museus ou exposições de arte
Nunca – 4

As atividades que esse grupo realiza envolvem conhecimentos sobre diversas áreas. O que podemos perceber é que a maioria das atividades que costumam fazer estão relacionadas ao contexto familiar, escolar e de trabalho.
De acordo com os dados coletados esse grupo possui vários tipos de materiais que influenciam nas suas práticas de letramento cotidianas. Em relação à frequencia das atividades que costumam realizar há certo equilíbrio, pois, poucos realizam alguma atividade cultural ou que estejam relacionadas à TV ou rádio.



1.7 DE 61 À 70 ANOS (incluso as atividades que a família realiza)

ATIVIDADES QUE COSTUMAM FAZER:

Entre as atividades realizadas as que mais se destacam são:
Consultar catálogo telefônico – 2
Fazer lista de coisas que precisa fazer – 1
Usar agenda para marcar compromissos – 1
Deixar bilhetes para alguém de casa – 1
Escrever cartas para amigos ou familiares – 1
Ler cartas de amigos e familiares – 2
Ler correspondências impressas que chegam em casa – 2
Fazer lista de compras – 2
Procurar ofertas em folhetos ou jornais – 2
Verificar a data de vencimento dos produtos que compra – 1
Comparar preços de produtos antes de comprar – 2
Fazer compras no crediário – 1
Pagar contas em bancos ou em casas lotéricas – 2
Fazer depósitos ou saques em caixa eletrônico – 2
Ler manuais para instalar aparelhos domésticos – 2
Ler bulas de remédios – 2
Copiar ou anotar receitas – 2

As atividades que não realizam:
Consultar guia de rua
Reclamar por escrito produtos/ serviços adquiridos
Copiar ou anotar letras de músicas
Escrever poesias, histórias e música
Escrever diário

MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA

Os materiais que mais tem em casa são:
Álbuns de fotografia – 1
Bíblia ou livros religiosos – 1
Cartilhas ou livros escolares – 2
Livros ou folhetos e literatura de cordel – 1
Dicionário – 2
Enciclopédia – 2
Folhetos de movimentos sociais, política e religião – 2
Folhinha de calendários – 2
Guia de rua e serviços – 1
Calendário – 2
Catálogos e listas telefônicas – 2
Jornais – 2
Livros de receitas – 2
Livros de literatura – 2
Livros didáticos ou apostilas escolares – 1
Livros infantis – 2
Manuais de instrução – 1
Revistas – 2

Os materiais que não possuem em casa são:
Livros técnicos ou especializados
Outros

ATIVIDADES NO COMPUTADOR

Atividades que mais costuma realizar no computador:
Escrever textos, relatórios e outros – 1
Escrever trabalhos escolares – 1
Digitar dados ou informações – 1
Elaborar planilhas, montar bancos de dados – 1
Consultar e pesquisar – 1
Pagar contas e movimentar contas bancárias – 1
Enviar e receber e-mails – 1
Comprar pela internet – 1
Jogar ou desenhar – 1
Navegar por diversos sites – 1

Atividades que não realizam:
Organizar agenda ou lista de tarefas
Fazer cursos à distância
Montar páginas e fazer programas de computador
Copiar músicas em Cd ou arquivos eletrônicos
Entrar em sites de bate-papo e discussão

FREQUÊNCIA QUE REALIZA ATIVIDADE

Ir ao cinema
Às vezes - 1
Não respondeu – 1
Ir ao teatro
Às vezes - 1
Não respondeu – 1
Ir a shows de música ou dança
Às vezes – 1
Não respondeu – 1
Ouvir noticiário no rádio
Frequentemente – 1
Não respondeu – 1
Ouvir outros programas no rádio
Frequentemente – 1
Não respondeu – 1
Assistir a vídeos e Dvd em casa
Frequentemente - 1
Não respondeu – 1
Assistir a noticiários na TV
Às vezes – 1
Não respondeu – 1
Assistir a filmes na TV
Frequentemente – 1
Não respondeu – 1
Assistir a outros programas na TV
Frequentemente – 1
Não respondeu – 1
Ir a museus ou exposições de arte
Não respondeu – 2

O que podemos observar é que as pessoas desse grupo estão se adequando as mudanças que vem ocorrendo na sociedade, ou seja, estão buscando a inclusão digital entre outras, pois, a partir dos dados apresentados por elas entendemos que as atividades cotidianas têm exigido esse aperfeiçoamento e assim reestruturando suas práticas de letramento.




CONCLUSÃO

A partir dos dados coletados observamos que as práticas e eventos de letramentos que os entrevistados realizam são diversos, uns com mais frequencia e outros com menos. No entanto, o resultado dessa pesquisa demonstra que todos realizam atividades de letramento independente de ser ou não alfabetizados/letrados. O que diferencia essas práticas são as atividades que realizam no dia-a-dia.
As variações que percebemos no decorrer da análise é que essas práticas se davam em diferentes contextos o que é um dos fatores que colaboraram para a diferenciação das práticas e eventos de letramento dessas pessoas.
Como também foram consideradas atividades que os familiares realizavam, Azenha (1999, p. 44) nos coloca que:

Num contexto onde a escrita e a leitura fazem parte das práticas cotidianas, a criança tem a oportunidade de observar adultos utilizando a leitura de jornais, bulas, instruções, guias para consulta e busca de informações específicas ou gerais; o uso da escrita para confecções de listas, preenchimento de cheques e documentos, pequenas comunicações e atos de leitura dirigidos a ela (ouvir histórias lidas). A participação nessas atividades ou a observação de como os adultos interagem com a escrita e a leitura gera oportunidades para que a criança reflita sobre o seu significado para os adultos.

Nesse sentido, podemos dizer que embora as práticas de letramento realizadas, de acordo com os dados coletados, sejam feitas em sua maioria por adultos, isto não significa que a criança esteja de fora das atividades, mas, ao contrário disso, ela também dá a sua contribuição para as diferentes situações como também aprende a pensar sobre as práticas que os adultos têm e como elas poderão utilizá-las.
Portanto, a convivência com diversas práticas e eventos de letramentos auxilia na construção de conhecimentos e também ajuda a tornar os indivíduos mais críticos. Nesse sentido a escola é importante aliada na realização dessas práticas. Dentro dessa perspectiva Artur Gomes e Eliana Albuquerque afirmam que:

Democratizar o acesso ao mundo letrado não significa encher a sala de aula de recortes de jornal, rótulos, embalagens, cartazes publicitários e colocar livros numa estante. Pressupõe, isto sim, que o aprendiz possa vivenciar no cotidiano escolar situações em que textos são lidos e escritos porque atendem a uma determinada finalidade. Essa pode ser a busca de puro prazer, a busca de informação para alcançar uma meta, a necessidade de registrar algo que não pode ser esquecido, etc. Mas trata-se de ler e produzir textos! Nada de usar a apresentação de textos como pretexto para memorizar letras ou sílabas soltas.


Sendo assim, a democratização das práticas de alfabetização e letramento não significa apenas o acesso a esses materiais, é necessário que essas práticas produzam sentidos dentro do contexto em que esses indivíduos estão inseridos permitindo a relação da sua vivência e das atividades cotidianas com as práticas de leitura e escrita. Ou seja, quando esses indivíduos tomam consciência das práticas que realizam, eles constroem conhecimentos, tornando-se sujeitos mais ativos e críticos no meio em que vivem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; TELMA, Ferraz Leal. A alfabetização de jovens e adultos: Em uma perspectiva de letramento. Editora: Autêntica.


AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro. 7ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

RIBEIRO, V. M. (org.) Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.

TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo, Cortez,1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário