quarta-feira, 6 de julho de 2011

ANÁLISE DE DADOS SOBRE LETRAMENTOS 4

KARLENE MAURINA
KATIANE BETTONI
ROSANA VICENTE DA COSTA













ANÁLISE DE DADOS SOBRE LETRAMENTOS














SINOP
2011
KARLENE MAURINA
KATIANE BETTONI
ROSANA VICENTE DA COSTA













ANÁLISE DE DADOS SOBRE LETRAMENTOS


Trabalho apresentado à disciplina Língua Portuguesa para o Início da Escolarização do Departamento de Pedagogia – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop como requisito parcial para a obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia.

Professor:
Drª. Leandra Ines Seganfredo Santos






SINOP
2011
KARLENE MAURINA
KATIANE BETTONI
ROSANA VICENTE DA COSTA





ANÁLISE DE DADOS SOBRE LETRAMENTOS

Trabalho apresentado á disciplina de Língua Portuguesa para o Início da Escolarização do Departamento de Pedagogia – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.


_______________________________________________
Drª. Leandra Inês Sengafredo Santos
Professora da Disciplina de Língua Portuguesa
Departamento de Pedagogia
UNEMAT – Campus Universitário de Sinop

Parecer:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SINOP
________ de _________________ de 2011.

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO 05
2.1 ANÁLISE DOS DADOS POR IDADE 05
2 .2 ANÁLISE DOS DADOS POR UTILIZAÇÃO DE LETRAMENTO 06
3 CONCLUSÃO 07
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08




















1 INTRODUÇÃO



O presente trabalho busca analisar os dados levantados na investigação de níveis de alfabetização e letramento na atividade contemplada pela disciplina Língua Portuguesa para o Início da Escolarização, buscando enfatizar como o processo de Alfabetização e Letramento estão envolvidos em nossas diversas atividades cotidianas.
Para a realização da investigação, cada acadêmico aplicou o questionário com uma ou mais pessoas, sendo assim, num total de 29, foram entrevistadas sujeitos de diversos contextos. Sujeitos estes que possuem Ensino Fundamental Incompleto, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Graduação. O questionário tem como tema: Análise das práticas e eventos de letramento de alunos e/ou de suas famílias.
A partir da análise dos resultados da investigação verificou-se que nossas atividades estão permeadas pelo processo de alfabetização e letramento. Caracteriza-se como sujeito alfabetizado aquele que possui a capacidade de decodificar os sons, e registrá-lo em sinais gráficos. Já o sujeito letrado possui competência de uso em todas as áreas do saber, conhecimentos e habilidades em leitura enfocada relações diferenciadas com o texto escrito, por meio de processos de identificação de informações em vários tipos de textos, de interpretação do que se lê e de reflexão sobre a leitura. Nesta direção, os estudos sobre letramento (Tfouni, 1997; Soares, 1999; Rojo, 1998; Kleiman, 1995) focalizam as dimensões sócio-históricas na aquisição da língua escrita, mostrando que indivíduos não-alfabetizados, mas partícipes das sociedades letradas (da cultura, dos modos de produção e dos valores sociais) constroem concepções a respeito do sistema de escrita e identificam seus diferentes usos e funções.








2 DESENVOLVIMENTO


2.1 ANÁLISE DOS DADOS POR IDADE


Os participantes da pesquisa eram os seguintes: 10 participantes de 6 à 10 anos de idade; 5 participantes de 11 à 20 anos de idade; 2 participantes de 21 à 30 anos de idade; 5 participantes de 31 à 40 anos de idade; 1 participante de 41 à 50 anos de idade; 4 participantes de 51 à 60 anos de idade; 2 participantes de 61 à 70 anos de idade; totalizando 29 participantes da pesquisa.
Atividades que costumam fazer:
22 participantes disseram que comparam os preços antes de comprar, e destes 22, 11 são adultos, 5 adolescentes e 6 são crianças.
No que diz respeito a reclamações por escrito de produtos adquiridos somente 2 pessoas disseram que a fazem, 1 com 36 anos e 1 com 12 anos.
Materiais que possui em casa:
28 participantes disseram que possuem folhinha de calendários exceto um participante de 9 anos.
Nos livros e leitura de cordel somente 9 participantes disseram ter em casa, dentre eles 6 são adultos e 3 são crianças.
Atividades no computador:
18 participantes dizem Comprar pela internet, dentre eles 6 são adultos, 3 são adolescentes, e 9 são crianças.
2 participantes disseram montar paginas, fazer programas de computador, destes 1 é adulto e 1 adolescente.
Frequência que realiza atividades:
15 participantes disseram que assistem noticiário na TV frequentemente, destes 6 são adultos, 1 é adolescente e 8 são crianças.
25 participantes disseram não ir a museus ou exposições de arte, 3 participantes não responderão e 1 de 9 anos disse ir as vezes.


2 .2 ANÁLISE DOS DADOS POR UTILIZAÇÃO DE LETRAMENTO


De acordo com a pesquisa podemos analisar que para cada questão abordada na pesquisa encontram-se várias práticas sociais e concepções de leitura e escrita, apanhadas por um indivíduo ou grupo social. As práticas de letramento são definidas como práticas culturais, que diferentemente da atividade feita no dia a dia torna-se um modo de escrita ou de leitura, desde um simples bilhete até consulta, um número no catálogo telefônico, é assim que determinam a fabricação e explicação de textos orais e escritos, em situações exclusivas.
Ou seja, as práticas de letramento são dependentes do argumento, pois estão imersas em um sistema de idéias e não podem ser ajustadas como imparciais ou técnicas. Abordamos neste trabalho um tipo específico de letramento: cotidiano, caracterizado por requerer formas diferenciadas em cada atividade do seu contexto.


















3 CONCLUSÃO

Pensar numa educação que valorize os conhecimentos é pensar na valorização dos aspectos históricos e usar práticas e propostas que contemplem o processo de formação humana, vinculada tanto a cultura local como a global.
Nesse sentido, é imprescindível que sejam superados os obstáculos que inviabilizam a construção de uma prática escolar que se dimensione para atender não só as necessidades do educador, mas também as do educando e as dos demais agentes inseridos no meio sócio educacional.
Portanto, após a análise dos dados podemos concluir que as mesmas indicam que há várias práticas de letramento, em que nem todas as pessoas envolvidas na pesquisa têm acesso a certos tipos de atividades, como por exemplo: museu, leituras de cordel, computador e etc.



















REFERÊNCIAS

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de
2004.

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