sexta-feira, 1 de julho de 2011

Relatório do Estágio Curricular de Gestão III Considerações Finais Acadêmica: Cilveli Luiz Ferreira

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cilveli Luiz Ferreira

A instituição de educação infantil São Francisco de Assis é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os gestores pedagógicos, professores e familiares acompanham as vivências e as produções das crianças.

O Estagio de Gestão Educacional realizado nos dá condições de nos aproximarmos mais de perto das ações pedagógicas da creche. Onde podemos obter resultados a respeito dos objetivos e metas da instituição e se a mesma está atuando conjuntamente com a comunidade escolar.

Segundo o PCNS (1997, p. 30)

A prática de todo professor, mesmo de forma inconsciente, sempre pressupõe uma concepção de ensino e aprendizagem que determina sua compreensão dos papéis de professor e aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos a serem trabalhados [...] tais práticas se constituem a partir das concepções educativas e metodologias de ensino que permearam a formação educacional e o percurso profissional do professor, aí incluídas suas próprias experiências escolares, suas experiências de vida, a ideologia compartilhada com seu grupo social e as tendências pedagógicas que lhe são contemporâneas.



Diante da observação do Projeto Político Pedagógico entendemos que a função do gestor escolar esta além de coordenar uma instituição de ensino. Ele é responsável por garantir um ensino de qualidade e assegurar o acesso e permanência dos alunos na escola, integrando e respeitando as diferenças, na participação da comunidade escolar e na valorização da família. Mas para que isso de fato aconteça à instituição têm como metodologia de ensino o trabalho cooperativo, ou seja, professores, gestores, e os demais funcionários da creche desenvolvem suas ações coletivamente.

Por tanto, a escola em conjunto com a sociedade, professores, equipe pedagógica e todos que estão diretamente envolvidos com o processo educativo concebem em ajudar o educando a interagir na sociedade de modo confiante e se tornem críticos e participativos. Onde este deve desenvolver seus valores para construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário