sexta-feira, 1 de julho de 2011

Relatório de Estágio Curricular de Gestão Educacional III Considerações Finais Acadêminca: Vera Brito

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA



VERA LUCIA FERREIRA DE BRITO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO III

CONSIDERAÇÕES FINAIS


O trabalho proposto de estágio é de grande importância para nossa formação acadêmica. Pois compreender e lidar com as mudanças sociais, no sistema educacional, não é uma tarefa muito fácil, para formação desse profissional e tona-se evidente quando o próprio texto das Diretrizes do curso que apresenta os elementos centrais na formação do pedagogo. Três itens são essenciais. São eles



I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para cidadania;

II – a pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;

III – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino (BRASIL, 2006, P. 1)


É importante destacar que as Diretrizes Curriculares para o curso de pedagogia (BRASIL, 2006) instituem a formação do gestor educacional, aos nossos olhos uma conquista, pois é um espaço para a formação de um profissional que compreende a intuição escolar na sua totalidade.

A identidade da escola è construída a partir das ações das pessoas que ali atuam como professor, coordenadores, diretores e outros e a construção ou produção do conhecimento implica o exercício da curiosidade, sua capacidade critica de observar, comparar, perguntar, estimular a pergunta e a reflexão sobre a própria pergunta. Segundo Freire (1997 p19) ”O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende também ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado”.

Administrar uma escola pequena ou grande não é nada fácil no que pude perceber através da entrevista com a gestora. Ainda mais se tratando deu uma escola com tantos problemas e carências em seu entorno é bem mais complicado, porque quem ali trabalha compartilha das angustias e esperanças da comunidade escolar. E muitas vezes sem saber o que fazer diante de tais situações.

É necessário que a equipe gestora seja competente, preparada, discutir o problema com a comunidade, escutar tudo o que as pessoas têm a dizer, as sugestões as criticas. Ser bem democrática e fazer uma alta avaliação nas idéias colocadas em pauta. Corrigindo os erros e tomar para tomar novos rumos. É muito importante que a escola esteja em sintonia com os familiares dos alunos que ali estuda, elas podem de um a maneiro ou de outra motivá-las e despertar suas potencialidade porque todo são capazes de aprender, assim terão prazer em estar na escola. E a escola estará cumprindo sua função social. As relações na escola não devem ser exercidas por pressões, ameaças têm que ser compartilhada. Pois se trata de um lugar que visa o conhecimento, igualdade oportunidades e de inclusão social.

Assim encerrando este trabalho que se mostrou envolto em encontro e desencontros,com questionamento iniciais dúvidas e incertezas, no diálogo com a gestora, enfim com tudo àquilo que diz respeito ao ensinar e aprender, ao vivenciar e conhecer o que relato neste texto, e com uma certeza que a experiência vivida valeu apena, ter feito este estágio de gestão.

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