quinta-feira, 7 de julho de 2011

Trabalho da Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (Plano de Aula)

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

PLANO DE AULA
Dados de identificação
Escola Municipal de Educação Básica Prof. Jurandir Liberino de Mesquita
Professora regente: Tatiana
SÉRIE/ANO: 4° A
Titulo/temática: Jornal (Charge.)
Tempo de desenvolvimento: 2 horas (das 7:00 as 9:00 hs) Turno: matutino
Componentes: Cilveli Luiz Ferreira, Edna da Silva, Ivone Borges Brito, Maria Lucia T. Brito, Mercina Barbosa dos Santos
Objetivo Geral: Desenvolver a leitura e a interpretação de texto a partir de gênero textual charge.
Objetivos específicos:
* Conhecer a estrutura de um jornal.
* Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o jornal. Utilizando-se de uma charge.
*Incentivar a reflexão, comparação de diferentes gêneros textuais do jornal.
Formas de mediação: Recepção da turma e a apresentação das acadêmicas. Fazer uma dinâmica para que os alunos se apresentem. Logo após apresentar a nossa proposta de trabalho, utilizando o jornal impresso, fazendo questionamento como:
Vocês conhecem jornal impresso?
Alguém já leu esse tipo de jornal?
Quem de vocês tem jornal impresso em casa?
Em seguida far-se-á distribuição de um jornal cada aluno. Apresentando-lhe a estrutura do jornal instigando a curiosidade do aluno para diferentes sessões do jornal. Na seqüência será trabalhado o gênero textual charge/propaganda. Com a explicação das acadêmicas para os alunos.
ATIVIDADES
1- Apresentar a charges do jornal e escrever um pequeno texto sobre ela.
2- No segundo momento recortar e colar no caderno a charge e identificar os seguintes elementos:
A) Que assunto trata a charge?
B) È uma propaganda? Ou uma notícia?
C) A propaganda é sobre o quê?
D) Em qual ambiente os participantes envolvidos na charge estavam?
E) Quem são os participantes envolvidos?
3- Após a realização das atividades os alunos farão a socialização dos textos escritos sobre a charge.
TÉCNICAS e RECURSOS
- Atividades escritas e orais.
- As atividades serão impressas para os alunos.
- Jornal impresso.
PROPOSTA AVALIATIVA
Far-se á avaliação por meio da participação dos alunos observando a interação e a cooperação nas atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIAS
FOLHA DO ESTADO. Ano XVI –n° 5278, 17 de novembro de 2010.
LONZZA, Carmen. Escritos sobre jornal e educação: olhares de longe e de perto. São Paulo: Global, 2009.
MORAES, Ismael. Blog Leitura Favre. (internet) disponível em http://www.esmaelmoraes.com.br/wp-content/uploads/2010/07/carge200710. Ipg. Acesso em 17/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário