quinta-feira, 7 de julho de 2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA-SINOP PLANO DE AULA DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO



Tema Operações Básicas da Matemática: Adição e Subtração


Cidade: Santa Carmem


Escola: Escola Municipal SelvinoDamianPreve


Dia: 01/07/2011 Sexta-Feira


Turma: 1ª Fase do 2º Ciclo 4º Ano “B” Turno:Vespertino


Tempo de duração da aula: Duas horas Horário:13hrsàs 15hrs


Prof. Regente (Santa Carmem): Rosemari


Acadêmicas: KarleneMaurina;KatianeBettoni; Rosana Vicente da Costa.



Cidade: Sorriso


Escola: Escola Municipal Rui Barbosa


Dia: 04/07/2011 Segunda-Feira


Turma: 1ª Fase do 2º Ciclo 6º Ano “B” Turno:Vespertino


Tempo de duração da aula: Uma hora Horário:15hrs às 16hrs


Prof. Regente (Sorriso):Diony Paula Pires Pereira


Acadêmicas: Adriana Rossi; Debora Antunes Ferreira



OBJETIVO: Aprimorar os conceitos matemáticos de adição e subtração com os alunos do 4º ano, com a utilização do software educativo TuxMath e outros sites de jogos educativos.



JUSTIFICATIVA: As operações básicas adição e subtração, assim como a matemática em si costumam ser alvo de medo ou de dificuldades desde as séries iniciais, desta forma optamos por esta disciplina, para trazer o lúdico como forma de materializar os conhecimentos inicialmente citados e também aproximar os alunos com esta disciplina que muitas vezes é citada como ‘ciência perfeita para mentes brilhantes’.



METODOLOGIA: A aula será no período vespertino. Em Santa Carmem será das 13h00minàs 15h00min. Em Sorriso será 15h00min às 17h00min. Inicialmente chegaremos à sala de aula e explicaremos para os educandos quem somos e o que iremos realizar. Após esta apresentação vamos juntamente com os mesmos realizar a dinâmica do Conhecimento, cujo objetivo é fazer com que eles interajam e conheçam uns aos outros, e que nós possamos conhecê-los melhor. Desenvolvimento da dinâmica: os educandos ficarão em duplas e irão fazer algumas perguntas, exemplo: Como é seu nome? O que você mais gosta em você? O que você acha que os outros mais gostam em você? O que mais gosta em uma amizade? O que você mais gosta num grupo? O que você vai querer ser quando crescer? Terminando as perguntas iremos pedir para que cada dupla se apresente, de modo que cada educando devera apresentar o colega que entrevistou.


Posteriormente levaremos os educandos para o laboratório de informática, lá iremos pedir que os mesmos liguem os computadores, já com todos os computadores ligados iniciaremos a aula, explicando o objetivo do Software Educacional TuxMath e como ele funciona. O software TuxMath e os sites trabalham com adição e subtração.


Após a realização desta atividade vamos passar alguns sites com jogos educativos explicar que nossa intenção é trabalhar com o lúdico de forma a materializar as aprendizagens nas operações básicas de matemática: adição e subtração.



AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO SERA REALIZADA A ARTIR DA PARTICIPAÇÃO DO EDUCANDOS E DO CUMPRIMENTO DOS CÁLCULOS MENTAIS NO SOFTWARE TUXMATH


E NOS DEMAIS SITES EDUCATIVOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário