quinta-feira, 7 de julho de 2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA


LAURETE MARIA DE SOUZA
LENIR GUESDES
ROSANE MARLENE WEBER
SOELI BATISTA DA SILVA



TV E DVD EM SALA DE AULA









SINOP-MT
2011/01LAURETE MARIA DE SOUZA
LENIR GUEDES
ROSANE MARLENE WEBER
SOELI BATISTA DA SILVA








TV E DVD EM SALA DE AULA


Trabalho e Relatório apresentado à disciplina de Tecnologia do curso de Pedagogia, Campus Universitário de Sinop – Universidade do Estado de Mato Grosso, sob a orientação do profª. Sandra Luzia Wrobel Straub.





SINOP-MT
2011/01
PLANEJAMENTO


Escola: EMEB Ana Cristina de Sena
Professor (a) regente: Elton Sales
Turma: 3º Ano Turno: Matutino
Tempo de desenvolvimento da proposta: 4 Horas
Proponentes: Laurete Maria de Souza
Lenir Guedes
Rosane Marlene Weber
Soeli Batista da Silva

Tema: Festa Junina
Objetivo: Desenvolver a oralidade e a escrita com as crianças do 3º ano utilizando-se da TV e DVD a partir do tema festa Junina.
Forma de mediação: Daremos inicio com nossa apresentação, em seguida faremos uma dinâmica com as músicas “para entrar na casa do Zé”, para isso estaremos organizando os alunos em circulo. Daremos seqüência à aula instigando as crianças sobre a festa junina: quem já foi ou participou da festa Junina? Como é o vestuário? Que bebidas e comidas têm? O que vocês mais gostam na festa Junina? Após as perguntas, faremos a apresentação do vídeo Dança da Quadrilha. Os alunos receberão uma copia da letra da música Capelinha de Melão que será feita a leitura compartilhada. Em seguida farse-a cantar-se a música com a turma. Serão também desenvolvidas atividades como: acróstico com a palavra pipoca, caça-palavras e desenho sobre o tema, cruzadinha e qual é o diferente. Após o intervalo faremos bandeirinhas com as crianças utilizando como materiais, revistas, jornais, colam e tesoura para enfeitar a sala e dançar a quadrilha.
Recursos humanos: Acadêmicas, alunos, professor.
Recursos materiais: Xerox, TV, DVD, pincel para quadro branco, apagador, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, quadro, cola, tesoura, revistas velhas.
Avaliação: Observar a partir da participação, o desenvolvimento e envolvimento dos alunos nas atividades que foram propostas.

REFERENCIAL TEÓRICO


O hábito de ver televisão faz parte da cultura atual. Na maioria dos lares a TV está presente, e por ser um meio de comunicação, tão popular acaba interferindo no modo de pensar e agir das pessoas e principalmente das crianças. Nas palavras de Silva, (2009, p. 155).
Tida como um dos importantes agentes socializadores, presenciamos a televisão tornar-se tema recorrente nas brincadeiras que as crianças realizam. Onde quer que as brincadeiras aconteçam, as crianças imitam muitas vezes os heróis de desenhos animados; usam com bastante familiaridade jargões, expressões de personagens da TV, especialmente dos programas infantis; dedicam sempre um espaço para a TV nos horários de bate-papo.

Podemos perceber que a televisão passou a ser um eletrodoméstico indispensável na casa da população seja ela rica ou pobre, a criança passa muito mais tempo com os seus heróis da TV do que com os pais ou professores. Vendo que a TV se faz presente diariamente na vida das pessoas, e principalmente das crianças, a escola deveria utilizár esta ferramenta da melhor forma possivel, fazendo dela sua aliada na sala de aula, e com isso trabalhar o lado bom da televisão com essas crianças. Referente a criança SILVIA discorre que
Em outra pespectiva, a criança é como um aprendiz cultural imerso na experiencia do aprendizado da vida, na qual a comunicação de massa é parte, mas apenas parte, das influencias culturais. Em outros termos, falar de crianças é falar de sujeitos detrminados historicamente, produtores de cultura, seres de relações que estalecem na familia e nos varios grupos sociais. (2009, P, 159

A TV tem uma relação de grande importância com a Educação para desenvolver um planejamento ou uma pratica que seja, onde podemos selecionar bons programas ou até mesmo filmes que podem ser desenvolvidos em sala de aula partir de um tema.

‘Imagem é tudo”- esse é o conselho que ouvimos todos os dias: é preciso não apenas ser, mas parecer ser”; se não pudermos ser, que nos esforcemos parecer, e isto é poder bastar, porque cultivar imagem, mostra-se como tremendamente produtivo (FISCHER, 2006;p.28)

A televisão pode ser uma ferramenta acadêmica e docente muito útil, e tem sido usada em salas de aula com finalidades de ensino aprendizagem. Os programas de televisão são usados para ajudar crianças em várias atividades, e são usadas em conjunto com outros materiais de ensinamento, para dar uma proximidade mais abrangente aos métodos de aprendizado.



Eleger a TV como material de estudo na educação tem também este sentido, de ir além, além nossas cotidianas e mínimas ações sobre as imagens, mas sempre respeitando-as, partindo delas, a fim de dinamizar e multiplicar o vivido [...] (Idem;p. 53)
Para trabalhar as mídias na escola é preciso ter um bom conhecimento sobe ela e estar preparados para qualquer eventualidade que possa pegar um professor de surpresa, em relação aos conhecimentos dos alunos sobre o tema. Cada vez mais a TV tem sido utilizada pelas famílias brasileiras, em que se identifica e constroem significados por meio dela como educadora, de acordo com a autora da obra Televisão e Educação: fruir e pensar a TV, Rosa Maria Bueno Fischer:

“[...] ‘dispositivo pedagógico da mídia’. Fundamentada, sobretudo em Michel Foucault, tento mostra
r de que modo a mídia participa da constituição de sujeitos e subjetividades, na medida que produz imagens, significações, enfim saberes que de alguma forma se dirigem a “educação” das pessoas, propondo-lhes modos de ser e estar na cultura”(2006; p. 07).

A autora também não traz um receituário de como utilizar esse tipo de mídia na escola, apenas atenta para pensar a televisão como apoio das teorias contemporâneas da subjetividade e da cultura. O que interessa a ela é imaginar “possibilidades concretas de análise que dêem conta da TV simultaneamente como linguagem e como fato social” (p.17). O estudo das mídias especialmente a TV, tem importância social e política, pois já faz parte da identidade cultural do nosso país, pois, ”[...] esse meio de comunicação que se tornou para nós, especialmente para nós, brasileiros, absolutamente imprescindível, em termos de lazer e informação.”(FISCHER;2006, p.51-52 grifo do autor).
A TV e Vídeo não precisam ser apenas materiais de apoio as aulas, e possível trabalhar com os alunos utilizando de forma educativa essas tecnologias as quais podem dar uma nova expectativa as aulas. As pessoas têm vivido esse mundo das mídias, como um modo de ser e um espaço de cultura.

Chamo a atenção para o fato de que a presença da TV na vida cotidiana tem importantes repercussões nas praticas escolares na medida em que crianças, jovens e adultos de todas as camadas sociais aprendem modos de ser e estar no mundo também nesse espaço de cultura. Trata-se de modos de existência, que como escreve Arlindo Machado não apenas refletem o que ocorre na sociedade, mas se constituem eles mesmos como modos de vida produzidos no espaço especifico da TV e da mídia de um modo geral. (FISCHER; 2006; p. 18-19)

A escola precisa ter a sensibilidade de observar os acontecimentos em meio às tecnologias, aqui especialmente a TV, apesar de muitas vezes sermos influenciados por ela, existem formas de trabalhá-la usando a reflexão sobre pontos positivos e negativos que apresenta em seus programas, comercial entre outros.
RELATÓRIO


O presente relatório de estágio de regência foi realizado na Escola Municipal Ana Cristina de Sena, com a turma do 3º Ano do ensino fundamental, que é desenvolvido para oportunizar mais um espaço de aproximação e interação do acadêmico com a realidade educacional, onde a prática deve envolver de forma integral o conteúdo, sempre respeitando o conhecimento prévio do aluno.
Para planejar a aula, consideramos o planejamento do professor regente da turma, sendo o tema em questão a tradicional festa junina, onde planejamos atividades que facilitassem a compreensão dos hábitos alimentares, dos modos de vestir e um vídeo da dança da quadrilha. Primeiramente nos apresentamos, e em seguida pedimos para que os alunos posicionassem as carteiras em circulo de maneira que as atividades pudessem ser realizadas com a participação de todos, cantamos uma musica para interagir e descontrair o ambiente. Em seguida falamos sobre o nosso objetivo de estarmos realizando essa atividade com eles, abordamos o tema festa junina que seria a aula a ser trabalhada com eles, questionamos os alunos sobre a festa junina, do conhecimento, se já haviam participado, das comidas típicas, sobre o vestuário. Foram realizadas varias atividades (ver ANEXO) como caça palavras, acróstico, músicas, dançamos quadrilha, confeccionamos bandeirinhas e foi servido pipoca, também tiramos fotos as quais estarão em slides na apresentação da aula prática. Usamos como recurso e metodologia aula dialógica e expositiva, a televisão e o DVD.
A televisão tem grande influencia na vida da criança, onde a mesma tem acesso à vida adulta, a criança é sujeito histórico, onde se relaciona com a família e em vários grupos sociais e é no brincar que ela manifesta sua linguagem do qual observamos como se relaciona com os produtos ofertados pela televisão. Apoiamos-nos em Silva que diz “a criança é apenas um aprendiz cultural imerso na experiência do aprendizado da vida, na qual a comunicação de massa é parte, mas apenas parte, das influencias culturais.” (1999, p, 129).
A televisão é uma realidade que está integrada, age sobre a sociedade, piorando ou melhorando a qualidade de vida, cabe as famílias e a todos os grupos a sua responsabilidade social.
Durante a aula pratica procuramos envolver e observar o interesse e participação dos alunos, sempre buscando o mais acanhado para que interagisse nas atividades propostas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Laurete Maria de Souza


O estagio foi um momento onde pude interagir o aprendizado teórico com a prática em sala de aula, onde acadêmico passa a compreender o papel de ensinar e o aluno buscando construir seu conhecimento. A aula transcorreu com tranqüilidade e participação efetiva dos alunos nas atividades propostas, onde todos estavam envolvidos para que a realização da aula prática se desenvolvesse com sucesso. Para que se tenha uma aprendizagem de qualidade, o conhecimento do educando deve ser respeitado e valorizado e isso me fez refletir sobre a ação e influência que o educador tem sobre os alunos, sendo ele o mediador na construção do processo de ensino aprendizagem, que para termos uma educação de qualidade e transformadora, a educação deve ter um profissional empenhado e compromissado com seu papel, tendo como objetivo o desenvolvimento integral do educando


Lenir Guedes


Esta prática além de ter sido dinâmica foi diferenciada, pois além de usarmos a TV e o DVD como uma ferramenta de ensino, o planejamento que propusemos foi muito bem elaborado e aplicado , as atividades eram coerentes e as crianças não tiveram dificuldades em desenvolve-las. Trabalhamos com uma Turma do 3° ano da Escola Ana Cristina de Sena, onde fomos bem recebidas, o professor ficou todos os momentos em sala nos observando e a participação das crianças foi unânime.
Para mim esta prática foi uma excelente experiência, ficou evidenciado que um docente com uma metodologia de ensino rica em tecnologia, propõem que o aluno possa produzir um bom conhecimento por meio da TV e DVD entre outros recursos tecnológicos, sendo necessário que o professor utilize estas ferramentas tecnologicas em sala de aula de maneira adequada e com um planejamento bem definido, com objetivos claros, pois sabemos que somente a tecnologia não muda uma a ação de aprendizagem e sim a forma como a mesma é utilizada. Desta mesma forma estas tecnologias precisam ser meios para a produção de aulas motivadoras, que ampliem a curiosidade, a pesquisa, a interação e que através do interesse seja produzido o conhecimento. “O apoio aos professores a escola no uso de tecnologias é considerado de fundamental importancia, como condição para que tenha desenvolvimento satisfatório no processo ensino-aprendizagem.”(STRAUB; 2009, p. 48)
No entanto e Educação em si, não proporciona ao Docente que ele fique atualizado com as tecnologias, mas o interesse e a vontade de mudar vêm diretamente do Educador, ele é quem deve querer esta mudança, esta reciclagem de ensino. Segundo Freire (1997; p. 9)”O processo de ensinar, que implica o educar e vice-versa, “envolve a paixão do conhecer”que nos insere em busca prazerosa, ainda que nada fácil.”
Concluo que o avanço tecnológico é muito rápido, mas para que este avanço chegue à sala de aula, o Educador não deve ser um sujeito passivo e sim estar preparado, sabendo relacionar Educação e Tecnologia, com atividades que possibilitem uma educação de qualidade e que não se perca a cultura.


Rosane Marlene Weber


Realizamos a prática em sala de aula na escola por nos escolhida Ana Cristina de Sena, na qual desenvolvemos o tema Festa junina utilizando a mídia TV E DVD. Desde o primeiro momento em que chagamos na escola me senti acolhida, os olhos dos pequenos sobre nos eram de curiosidade, mas também de boas vindas com o sorriso.
As quatro aulas em que permanecemos na regência na sala do 3º Ano foram de grande valia para mim, quando entro em sala como professora vivo experiências diversas, e algumas maravilhosas, principalmente porque faço o que escolhi para fazer e viver, a educação.
Notamos algumas crianças com dificuldades de aprendizagem, mas o período foi curto para conhecê-las melhor e ajudá-las no seu desenvolvimento, pois acredito através das leituras já feitas na universidade, que todos têm capacidades e cada um tem seu tempo, e precisa ser respeitado, mas também trabalhado de forma a alcançar o melhor desempenho do aluno.

O processo de ensinar, que implica o de educar e vice-versa envolve a “paixão de conhecer” que nos insere numa busca prazerosa, ainda que nada fácil. Por isso e que uma das razões da necessidade da ousadia de quem se quer fazer professora, educadora, é a disposição pela briga justa, lúcida em defesa dos seus direitos [...] (FREIRE; 1995 p 9).

Existem grandes desafios para serem vencidos na educação, e o período de práticas em sala de aula tem nos dado uma dimensão diferente sobre qual a importância do magistério para os futuros cidadãos e seu compromisso com os direitos e deveres propostos pela constituição.
Trabalhar coma TV em sala de aula pode ser muito interessante e produtivo, utilizando de metodologias e didáticas para chamar a atenção das crianças partindo do ponto de conhecimento que elas têm sobre o tema, em nossa prática não tivemos problemas, pois as crianças interagiram e participaram na roda de conversa sobre a origem da Festa Junina. O momento em que dançamos a quadrilha foi de bastante descontração e alegria, estavam empolgados em participar da dança.
No termino da aula recebemos calorosos abraços que me deixaram muito feliz e com a certeza de que existem muitas coisas que precisamos aprender para mudar. “A esperança faz parte da natureza humana. Seria uma contradição se, inacabado e consciente do inacabamento, primeiro, o ser humano não se inscrevesse ou não se achasse predisposto a participar de um movimento constante de busca e, segundo, se buscasse sem esperança.” (FREIRE; 1996 p. 73).
Concluo deixando um pouco da experiência que tivemos com a utilização da mídia utilizada TV e DVD a qual foi bastante produtiva, podemos reinventar e provocar mudanças no cotidiano escolar, mas para isso depende a capacitação dos professores para que não utilizem as tecnologias de forma inadequada.








REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS


FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo : Ed Olho d’Água, 1995.


______, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).


FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e Educação: fruir e pensar a TV. 3ºed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.


HISTÓRIA DA FESTA JUNINA: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm. Acesso em 15 de jun de 2011.



STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias, Desafios e Perspectivas do Uso da Informatica na Educação. Editora UNEMAT; Caceres (MT), 2006.














ANEXOS


ATIVIDADES











ACRÓSTICO DA PALAVRA PIPOCA
ESCREVA UMA PALAVRA COM CADA LETRA
P______________________
I______________________
P______________________
O______________________
C______________________
A______________________

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