sexta-feira, 1 de julho de 2011

ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO EDUCACIONAL III

ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO EDUCACIONAL III


De acordo com a ementa do curso de pedagogia da Universidade do Norte do Estado do Mato Grosso-UNEMAT, Campus de Sinop, a finalidade da Disciplina de Estágio Curricular em Gestão Educacional III é:
• Trata-se de uma disciplina da área de estágio curricular supervisionado realizado ao longo do curso, para o exercício profissional, em ambientes escolares e não-escolares, fundamenta-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

Segundo LANGNER (2008, p.3):

A Gestão Escolar é um assunto de grande importância, para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento, em que os avanços tecnológicos têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.

Por este motivo necessitamos ter uma nova escola, inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, com a tarefa de formar cidadãos que integrem e contribuam com a sociedade.
Os resultados positivos de uma escola só são realmente garantidos, através de um trabalho coletivo que é coordenado pela direção, mas que envolva toda a comunidade escolar e pais de educandos.
O gestor tem a função de líder, porem deve-se conscientizar de que ele sozinho não conseguirá resolver todos os problemas da instituição, se faz necessário o compartilhamento de responsabilidades e decisões com alunos, pais, professores e funcionários. Isto é uma gestão democrática.
Segundo Libâneo, (2005, p.332):

Uma vez tomada, trata-se as decisões coletivamente, participativamente, é preciso pô-las em práticas. Para isso, a escola deve estar bem coordenada e administrada. Não se quer dizer com isso que o sucesso da escola reside unicamente na pessoa do gestor ou em uma estrutura administrativa autocrática na qual ele centraliza todas as decisões. Ao contrário, trata-se de entender o papel do gestor como líder cooperativo, o de alguém que consegue aglutinar as aspirações, os desejos, as expectativas da comunidade escolar e articular a adesão e a participação de todos os segmentos da escola na gestão em um projeto comum. O diretor não pode ater-se apenas às questões administrativas. Como dirigente, cabe-lhe ter uma visão de conjunto e uma atuação que apreenda a escola em seus aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e culturais.

Neste contexto podemos entender o porquê a Gestão Escolar deve ser democrática e acima de tudo pedagógica, uma gestão que acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas e dos objetivos e o cumprimento das metas.
Segundo a proposta de Estágio de Gestão do curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus Universitário de Sinop: Gestão Educacional se propõe a: Estudos das diferentes políticas de ação de ensino, articulada á política nacional de educação, estadual e municipal em suas diferentes formas de operacionalização e desdobramentos: Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de educação, Assessoria Pedagógica, instituições escolares, CEFAPRO – Centro de Formação Continuada dos profissionais de educação. Análise da política orçamentária para aplicação nas esferas: estadual e municipal, correspondente às necessidades locais. Municipalização do ensino na perspectiva da Constituição Federal de 1988. Projeto Político Pedagógico da escola.

Um comentário:

  1. Bom dia, obrigado por tirar minhas duvidas pois preciso fazer um estágio curricular supervisionado realizado ao longo do curso, para o exercício profissional, em ambientes escolares e não-escolares,

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