sexta-feira, 1 de julho de 2011

Relatório de Estágio Curricular de Gestão Educacional III Considerações Finais Acadêminca: Adriana Rossi

                                                 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Adriana Rossi dos Santos

    A prática de aula para a disciplina de TIC foi realizada no dia 04/07/2011, em uma Escola Estadual do Município de Sorriso MT, utilizamos um software do sistema operacional Linux, que possui jogos educacionais voltados para várias disciplinas, assim este jogo fundamenta se nas operações simples dos conceitos matemáticos como subtração, adição, multiplicação e divisão proporcionando aos alunos um raciocínio lógico.
    Quando os alunos chegaram ao laboratório de informática, os computadores já estavam ligados e o software estava aberto, assim os educandos sendo norteados sentaram-se em duplas para desenvolverem as atividades propostas, sendo explicada a atividade proposta e também os comandos necessários para iniciar o jogo, os alunos tiveram poucas dificuldades para realizar os comandos dados, os mesmos se ajudavam e permitiam que o outro também participasse de alguma forma sendo no cálculo ou desempenhavam juntas as funções enquanto um digitava o número equivalente à operação o outro apertava a tecla enter.
Notei que algumas das crianças optaram por diferentes níveis, desde o mais simples, intermediário, e desafiadores, assim enquanto alguns realizavam operações de apenas um digito como (3+6), outros se arriscavam em operações mais complexas de mais dígitos, outros também escolhiam níveis em que deveriam descobrir qual número mais o outro daria a soma um exemplo (?+12=35).
Percebi que algumas crianças já eram confiantes para desenvolver certo nível, outros poucos inseguros buscavam primeiramente seguir um nível após o outro, também teve alguns que optaram em níveis mais baixos não ariscando a prosseguir.
Esta aula prática me propiciou presenciar que os educandos gostam e que também devem ir à sala de informática com frequência, ressaltando que em alguns casos os alunos só têm contato e acesso ao computador na escola.
Este recurso deve ser usado tanto quanto os outros, porém sempre pensando em qual objetivo se pretende alcançar e não ser visto como uma ferramenta de entretenimento. Para isto os professores não devem apenas utilizar este recurso para pesquisa na internet ou digitação de texto, mas sim utilizar todos os recursos e ferramentas possíveis para favorecer a aprendizagem, concentração e interesse do aluno, para isto é essencial o professor ter conhecimento sobre a utilização do computador e um planejamento elaborado, com objetivos, conteúdos e método de avaliação.

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