sábado, 2 de julho de 2011

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Cilveli Luiz Ferreira
Gleicilene Dellatesta
Rosangeli Burgnera


1 INTRODUÇÃO

O Estágio de educação infantil é uma disciplina que abrange teoria e pratica, a parte teórica propicia ao futuro profissional conhecimento necessário para uma prática eficaz. Para mostrar a importância do Estagio de Educação infantil para o profissional pedagogo, fazemos uso do da fala de Pimenta Lima, p 127, que diz, “[…] o estagio passa a ser um retrato vivo da prática docente e o professor-aluno terá muito a dizer, a ensinar [...]”
O professor deve ter consciência que o aprender e ensinar caminham junto, que o aluno tem seus conhecimentos, seus saberes, suas culturas, e isso faz parte do dia a dia em uma sala de aula. Considerando que o professor tem um papel extremamente importante na vida de seus alunos, é indispensável refletir sobre sua atuação junto a creches. Primeiramente, cabe lembrar que a formação exigida para o profissional que atua com crianças de 0 a 5 anos de idade é “[...] a mesma daquele que trabalha nas primeiras séries do Ensino Fundamental: nível superior em curso de licenciatura, admitindo-se como formação mínima a oferecida em nível médio na modalidade normal” (BRASIL, 2006, p. 32).
No entanto trabalhar com crianças de 0 a 3 anos de idade exige do profissional conhecimento dos interesses, das necessidades e das interfaces do cuidar e educar. Ainda que as crianças de 0 a 3 anos de idade necessitem de cuidados, eles não devem ser dissociados de uma prática educativa.
Educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (BRASIL, 1998, p, 23).

Durante o primeiro ano de vida, além de todos os cuidados básicos já citados, é importante que se estimule a visão, audição, tato, olfato, paladar. Possibilitar que a criança fique em um colchão, ajudá-la a rolar e alcançar objetos contribui com o desenvolvimento do tônus muscular.
Quando a criança começa a caminhar, cabe aos profissionais da Educação Infantil ajudar na construção do esquema corporal, orientação no espaço e no tempo, como também na linguagem e no raciocínio. Atividades como musicais, brincadeiras e jogos permitem que a criança inicie uma tomada de consciência de seu próprio corpo e desenvolva a coordenação motora.
O professor deve ser “[...] alguém que saiba construir com a criança a crença de que o livro é um ‘brinquedo’ que pode divertir, emocionar, educar, auxiliar e organizar emoções como o medo, a angústia, a alegria, o ciúme, o sentimento de perda” (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 83).
Assim, os professores estarão formando crianças que terão prazer em ler, que encontrarão também diversão na leitura. É importante considerar, ainda, que a criança até dois anos de idade necessita tocar, cheirar, ouvir para compreender; logo, livros de borracha ou de pano que possam ser manuseados pela criança e levados à boca sem riscos serão muito mais significativos. Os livros, para chamarem a atenção nessa faixa etária, devem ser coloridos, com histórias breves, sem muitos personagens, com enredo simples e grandes ilustrações.
2 CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DO ESTAGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Como o estagio é indispensável aos futuros profissionais da área de educação, e parte integrante do currículo do curso de Pedagogia da UNEMAT Campus de Sinop/MT. Relatamos o desenvolvimento do estagio de educação infantil da turma de Pedagogia 2009/1. Onde se realizou em diversas instituições de ensino, tanto na cidade de Sinop/MT, como Santa Carmem e Sorriso, pois o campus de universitário de Sinop recebe universitários de outras cidades.
Antes de desenvolver o estagio os acadêmicos foram instruídos a conhecer a realidade a qual iria estagiar. O desenvolvimento das atividades para a pratica docente foi desenvolvida e avaliada pelos professores da disciplina. O planejamento coube aos acadêmicos desenvolverem, porém dentro dos conteúdos programados pela professora regente da instituição de ensino.
Para a elaboração das atividades buscamos desenvolver uma metodologia fundamentada em teóricos, que falam da Educação Infantil como um lugar de aprendizado, vivência, desenvolvimento e troca de experiências.
Segundo Redim (1998, p.50) “por ser educação um espaço e um tempo pedagógico, tem ela uma função educativa explicita, organizada, que exige ação de profissionais especificamente preparados”. Diante desses fatos o resulto só será satisfatório se os profissionais da educação infantil tiverem um preparo especial que consta a ter conhecimentos específicos como também conhecimentos básicos para trabalhar com criança.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

As instituições de Educação Infantil algum tempo atrás, tinham um caráter assistencialista, no qual apenas o cuidar era focalizado. Com o reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, cuidar apenas não basta, é preciso garantir os direitos da criança e prepará-la para uma cidadania consciente, incluindo aspectos pedagógicos no atendimento à criança de 0 a 3 anos de idade.
O objetivo do trabalho pedagógico nas Instituições de Educação infantil é apoiar as crianças, desde cedo e ao longo de todas as suas experiências cotidianas, no estabelecimento de uma relação positiva com a instituição educacional. O ambiente deve ser rico de experiências compartilhado por crianças e professores, que constroem significações nos diálogos que estabelecem.
Para o desenvolvimento das atividades pedagógicas para essa faixa etária é importante considerar a criança na sua totalidade, ou seja, nos aspectos físicos, psicológicos, sociais e cognitivos, prestando atenção na diversidade, isto é, nas capacidades e limitações. Incluir a família no processo, estabelecendo acordos, contribuirá com o desenvolvimento das crianças e facilitará o trabalho nas instituições de ensino.
Os Estágios foram desenvolvidos em diversos ambientes educacionais de Educação infantil como: Creches Municipais Gente Feliz, Creche Municipal São Francisco de Assis, Creche Jardim das Palmeiras, Creche Jardim das Primaveras, entre outras.
Por tanto o ingresso das crianças nas instituições infantis devem ser objeto de um planejamento cuidadoso, que envolvam a organização dos tempos e dos espaços para receber crianças e famílias. Além do planejamento, os registros desse processo de inserção são importantes para a continuidade do trabalho pedagógico na escola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. V3.
REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca. – Porto Alegre: Mediação. 1998.
CRAIDY, Maria Carmem, KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: Pra que te quero? (Org.) - Porto Alegre: Artmed, 2001.

Segue em anexo fotos, descrições de alguns acadêmicos:

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado na Creche São Francisco de Assis, localizada na Avenida das Palmeiras n° 700, Jardim das Palmeiras, Sinop- MT. O mesmo foi realizado em dupla, pelas acadêmicas: Cilveli Luiz Ferreira e Mercina Barbosa dos Santos. Supervisionado sempre pela professora regente da sala.
A intervenção foi realizada no período matutino nos dias 18/05/ 2011 a 07/06/2011. Conforme o regimento do estágio estabelecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT/SINOP. A professora apresentou os conteúdos com os quais estava trabalhando: O corpo da criança (partes); componentes familiares; ambiente de creche; higiene pessoal e bucal; alimentação (hábitos boas maneiras) historia do nome; dengue; exponop; festa junina; danças e musicas; jogos e brincadeiras.
O desenvolvimento da prática decente foi realizado com uma turma do Maternal III Creche B, onde composto por vinte cinco crianças de dois a três anos de idade. A sala tem uma professora a regente, uma monitora e uma estagiária contratada pela prefeitura.
No primeiro momento fazer a rotina da creche que inicia pela contagem das crianças quantos são meninos, e quanto são meninas, o cabeçario, nome da creche, cidade, mês, ano e dia da semana, leitura das vogais, os numerais de um a nove e cantar de duas a três músicas. Alguma outra atividade e sair para parte externa da creche. Dar banho nas crianças, trocar de roupas, dar almoço, fazer a higiene bucal e colocar todos para dormirem.
A sala de aula dispõem de um ar condicionado dois ventiladores, um armário, onde são guardados os materiais didáticos como: brinquedos, material da professora, material de higiene pessoal das crianças tais como: escovas de dente, escovas de cabelo, sabonetes, xampus e cremes. No outro lado ficam os colchões. Alguns cartazes na perede, cadeiras e mesas para as crianças.
Para o desenvolvimento das atividades levamos para a sala de aula diversos materiais confeccionados por nós como: caixa de textura, caixa de contos, tapete pedagógico, massinha caseira de modelar, balões, fantoches e historinha diversificada. No decorrer das aulas propomos às crianças a produção de um cartaz com fotos de animais e maquinários.
Por tanto o trabalho realizado na Instituição Infantil foi no sentido de estimular o desenvolvimento integral das crianças. Pois são espaços de formação das crianças, dos professores e da família. Mas para que o trabalho realizado tenha condições de obter bons resultados, é importante que todos atuem conjuntamente de forma construtiva.

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