A partir da realidade estudada no estágio de gestão, passamos há compreender um pouco mais sobre a importância desse cargo na educação, e a grande responsabilidade que carrega, pois administrar e agradar a todos sendo democrático não são tarefas fáceis. Quando se trata de escolher a melhor forma de aplicar a verba pública, é necessário ser responsável e também muito criativo. Entre todos os deveres que caem sobre o gestor, também é sua responsabilidade trabalhar para que as crianças sejam educadas para a cidadania, o qual vem de um corpo de valores que devem ser desenvolvidos na escola como: a justiça, a verdade, a coragem, a liberdade entre outros, que se exercem com a democracia. Para que se concretize uma participação ativa da comunidade com a escola visando um mundo melhor, onde todos têm seu lugar e são respeitados, é importante como o gestor e a escola se organizam. O trabalho como gestor é um exercício associado à consciência de responsabilidade social, em que deve ser democrática e participativa, pois através desta postura dará oportunidade para a comunidade e todos envolvidos no processo escolar se envolverem num trabalho coletivo.Uma grande escola na concepção de Redin (1999, p. 07) é assim:
Uma grande escola exigirá docentes competentes, abertos para o mundo e para o saber, sempre de novo redefinidos. Docentes e estudantes conscientemente comprometidos. Uma grande escola exigirá espaços físicos, culturais, sociais e artísticos, equipados que abriguem toda a sabedoria acumulada da humanidade e toda a esperança de futuro – que não seja continuidade do presente, porque este está em ritmo de barbárie – mas seja sua ultrapassagem. Uma grande escola exigirá tempo. Tempo de encontro,de encanto,de canto,de poesia, de arte, de cultura, de lazer, de discussão, de gratuidade, de ética e de estética, de bem-estar e de bem-querer e de beleza. Porque escola grande se faz com grandes cabeças (é certo!), mas também com grandes corações, com muitos braços, que se estendem em abraços que animam caminhadas para grandes horizontes.
A partir das práticas nas escolas, são reforçadas cada vez mais meu desejo de viver essa escola que acredito ser possível, através do desempenho o qual tenho buscado para compreender o funcionamento de toda a instituição. Tenho pra mim que esse foi mais um passo rumo a formação acadêmica que entre tantas escolhi para desempenhar um papel em que posso fazer diferença.
Este blog será usado como portfólio da turma do 5º semestre de pedagogia(Saberes e fazeres da/na docência) da Universidade do Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, que consta trabalhos, das diversas disciplinas do semestre, são elas; Líng. Port., Matemática, Edu. Inf. III, Org. da Edu. Bras. e Leg. II, Est. Curr. Sup. na Edu. Inf. II, Tecnologias da Informação e Comunicação e o Contexto Escolar, Seminário de Orientação II e Est. Curr. Sup. em Gestão Educacional III.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário